terça-feira, 31 de março de 2020

Energia "Chi" no Feng Shui

Feng Shui na Decoração e os Segredos para Prosperar

o Feng Shui muito se fala em “Chi”. O Chi é invisível, embora seja a coisa mais importante do Feng Shui. Flui pela terra e pelo céu e carrega a força vital consigo.

O Chi é comumente chamado de Energia.

O Feng Shui é uma arte milenar chinesa de harmonizar ambientes, que se baseia no fluxo de energia “Chi” pelos espaços, utilizando as áreas do baguá, ativando, potencializando e equilibrando as energias existentes nos ambientes.

O “Chi” é a força que permeia todo espaço ao nosso redor. Ele se move de maneira semelhante à forma de como o ar circula e seu fluxo é dirigido e moldado por todos os objetos que se encontram pelo caminho, os quais ele precisa contornar para poder passar.

O Chi está em todo lugar e é facilmente visível em tudo que é vivo, tal como seres humanos, animais de estimação e plantas. Outras coisas inanimadas também o contém, ex.: mobília, construções, notebooks… enfim, qualquer objeto. Todas as coisas também são um composto de energia.

Formas positivas e negativas

A qualidade do Chi é muito importante. Nem toda energia é desejável dentro de nossos ambientes. O que realmente queremos atrair é apenas a energia fresca, vibrante e viva!

Como toda energia, o Chi pode se expressar de forma positiva e negativa. Pode fluir com suavidade ou pode ser bloqueado. A forma mais desejável é que ele flua pelos espaços bem suavemente. O fluxo apropriado de energia por um local traz ordem tanto ao ambiente quanto à vida dos ocupantes.

Atrair um bom Chi para sua casa ou ambiente de trabalho é muito importante.

Um bom Chi irá te ajudar a atrair seus objetivos, estabelecer a harmonia, melhorar sua saúde, melhorar seu relacionamento familiar, ou seja, te deixará com um senso de bem estar muito grande. E o oposto ocorre quando se tem um Chi ruim. Quando temos energia parada ou estagnada, chamamos isso de Sha.

CHI = energia positiva / energia vital
SHA = energia negativa/ parada / de estagnação

Como o Chi pode se expressar?


A energia Chi, ou energia do Feng Shui, pode se expressar de diversas formas e este conceito é o cerne de praticamente toda teoria que embasa o Feng Shui. O Chi manifesta-se pelo equilíbrio Yin e Yang, que são os opostos complementares, nem bons nem maus, nem certos ou errados. São, ambos, necessários para o equilíbrio.

A energia Chi pode-se manifestar de diversas formas, tais como: em plantas, fragrâncias, cores, movimento, entre outras. Existem elementos que dão sustentação à boa energia e outros elementos que não dão sustentação à boa energia (Sha). Lembrando que o Sha (ou energia estagnada) não é desejável em nossa casa ou ambiente de trabalho e deve ser evitado.

O que se deve ser observado?

Existem muitas coisas que devem ser observadas no Feng Shui para que o bom Chi flua em sua casa, no entanto, existem algumas “diretrizes” gerais que se aplicam a praticamente todo ambiente. Você pode focar tanto nos pontos positivos (Chi que dão sustentação) e melhorá-los e nos pontos negativos (CHI que não sustentação – Sha) e corrigi-los. A seguir, lista-se alguns pontos principais a serem observados.

Energias que dão sustentação (CHI)
Plantas saudáveis
Organização
Áreas limpas
Fragrâncias
Iluminação apropriada
Músicas agradáveis

Energias que não dão sustentação (SHA)
Áreas Desarrumadas
Plantas mortas
Odores fétidos
Luz escassa
Animais doentes
Sons perturbadores
Fluxo de energia Chi

É desejável que a energia em nossa casa ou trabalho flua com suavidade, conforme o próprio significado da palavra Feng Shui que significa vento e água. Assim como esses elementos, ar e água, a energia em nossa casa pode estar sujeita à bloqueios ou à escassez. Dependendo da configuração de uma casa, pode estar ocorrendo uma “fuga” de energia ou ainda uma dificuldade dela fluir pelos ambientes, e isto certamente tem impacto direto nos moradores dessa casa.

Criar uma casa ou ambiente de trabalho que tenha uma fluidez de energia é a chave para que se tenha uma vida harmonizada!

O bom Chi flui em toda sua casa (quarto, cozinha, sala, etc.), mesmo em ambientes que você não se importa tanto… Lembra daquele quartinho da bagunça? ou quem sabe daquele armário da garagem? Pois é! Todas, absolutamente todas as áreas da sua casa são importantes!

Atrair um bom fluxo de energia é mais simples do que você imagina, basta tempo, disposição e algum trabalho. Certamente este esforço de dar atenção à sua casa irá te trazer MUITOS resultados positivos!

Preste atenção em toda sua casa e observe se o chi flui ou não pelos ambientes. Dê passagem livre para essa boa energia circular em seus espaços e a atraia com limpeza, organização e beleza.

Namastê / Namaskar

Nenhum comentário:

Postar um comentário